Chimarrão

Coisas que você precisa saber sobre cuia de chimarrão.

Já aconteceu de você estragar a sua cuia de chimarrão ?

 

Coisas que você precisa saber sobre cuia de chimarrão 

 

Uma bebida presente na casa de muitos brasileiros, que tem como recipiente a cuia, mas que por falta de informação você já deve ter batido a cabeça com a sua cuia, o que eu faço agora? como eu guardo? como higienizar?

 

O chimarrão em primeiro momento para uma pessoa que nunca tomou, tem um sabor bem forte e bem presente. Um hábito típico de regiões frias do Sul brasileiro, mas tem ganhado popularidade em outras regiões do país. 

 

A princípio a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, o chimarrão é um legado dos índios Guaranis. Sempre presente no dia-a-dia, constitui-se de uma das tradições que mais representam esse povo.

 

Qual o material da cuia ?

 

Em primeiro lugar, a constituição do chimarrão é fácil. É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente. Para iniciar o mate tradicional, a cuia deve ser necessariamente de um material chamado de porongo. 

 

Já pode começar a esquentar a água! 

 

O Material chamado: Cabaça 

 

A tradicional cuia do chimarrão ainda é confeccionada com o porongo. Pessoas afirmam que ela é feita de cabaça e precisamos deixar claro que esse é o nome popular do porongo.

 

 No entanto, existe outra árvore que também dá um fruto semelhante e que é utilizada para confeccioná-la.

 

 

Como escolher a melhor cuia ?

 

De antemão, uma das coisas que você precisa saber sobre a cuia, é a quantidade de pessoas que normalmente utilizam a mesma. E para evitar percalços com a água, evitando que ela esfrie, verifique o vão da cuia e a espessura do porongo. 

 

Logo, quanto mais espesso o porongo for, mais ele retém calor do chimarrão preparado com carinho. O porongo grosso é o preferido entre os amantes da erva mate, pelo fato de concentrar por mais tempo o sabor da bebida, garantindo que a erva não fique lavada, na linguagem sulista. 

 

Levando em consideração as características da cuia, agora fica mais fácil escolher o seu porongo perfeito para você, para tomar sozinho(a) ou cercado(a) das pessoas que ama.

 

Como fazer a cura da cuia ?

 

Posso fazer o mate direto? Devo fazer algo antes? posso lavar a cuia nova?

 

Caso nunca tenha utilizado a cuia de chimarrão, ou adquiriu um recentemente,  saiba que existe a cura da cuia. Vamos lá, coisas que você precisa saber sobre a cura da cuia de chimarrão:

 

  • Lembre-se que as únicas cuias que podem ser curadas, são as de porongo e madeira;

 

  • Não é obrigatório a cura da sua cuia, esse tabu já caiu por terra;

 

  • Existem várias técnicas para curar: através do uso de um maçarico ou na boca do fogão, você pode ir queimando, selando a sua cuia por dentro;

 

  • Também através do braseiro, que utiliza da madeira pegando fogo, você joga dentro do porongo e começa a chacoalhar até escurecer;

 

  • Outra forma inédita é curar com chá de canela, deixe o chá ali e vá trocando de vez em quando; 

 

  • Por exemplo, outra forma é através da cachaça, que era utilizada por muitos carreteiros e pelos gaúchos que andavam pelos pampas. O que ajudava a curar e a higienizar a cuia recém feita por eles, de forma artesanal. 

Que demais !!!

 

  • Agora vem aí a técnica mais utilizada. Você pode curar a sua cuia nova com a própria erva, pegando uma erva velha, coloque dentro do porongo novo, adicione água morna, e deixe descansar por um dia.

 

❌IMPORTANTE: se for inverno você pode deixar sua cuia curando fora da geladeira, pois o contato com o ar ajuda a oxidar mais rapidamente a erva. 

Se for verão, deixe dentro da geladeira para evitar a visita de insetos na sua erva. 

 

Repita esse processo da última dica por uma, duas ou três vezes. Tudo depende do resultado que deseja.

 

Como manter a cuia saudável em bom estado ?

 

Além disso, é importante falar sobre como manter sua cuia em perfeito estado e não estragar rapidamente.

 

Tenha cuidado na hora de desfazer o seu mate, esse método conservará a integridade da cuia, no mais da sua bomba também. Não desfaça com a bomba, pois pode danificá-la, retire a erva com uma colher de sobremesa de forma delicada.

 

Na hora de lavar a cuia, não utilize nenhum tipo de material químico. Nem sabão neutro? nem água sanitária para matar os germes?  NÃO! 

 

Lave apenas com água corrente com as mãos, verifique para ter certeza que não ficou nenhum resíduo da sua erva na cuia. Pois esse pouquinho de erva, poderá criar um ambiente perfeito para bactérias e o mofo.

 

Com isso, após lavada a cuia deverá secar em um ambiente fresco e arejado, de forma natural. Preste atenção para não tapar o bocal, deixe-o livre para correr ar  e escorrer a água, numa posição inclinada para baixo mas sem abafar a cuia.

 

Também poderá secar ao sol, mas cuidado para não deixar por muito tempo para não rachar a sua cuia. 

 

Por fim, antes de guardar a sua cuia, verifique se ela está totalmente seca, para evitar mofos, guarde com o bocal para cima. Tenha sempre mais de uma, para poder intercalar de forma subsequente. Essas são algumas coisas que você precisa saber sobre cuia de chimarrão.

 

Deu até vontade de preparar um chimarrão! 

Não perde tempo e já providencia a sua erva mate agora em nosso site.

Leia também →  10 mandamentos do chimarrão, clique aqui. 

O Chás Real tem o prazer de colocar na sua mesa os melhores produtos do Brasil, com uma diversidade de chás e ervas para você se deliciar. Acesse nosso site  → www.matereal.com.br 



Shopping cart