História da chás real

Conheça a história da Chás Real

Quer conhecer um pouco mais sobre a história da Chás Real? 

Como você bem sabe, a Chás Real é uma empresa que está no mercado há quase 200 anos. Sendo uma marca familiar e que faz parte da história de Curitiba, conhecer a história de nossa empresa ajuda a manter nossa tradição. Até porque, quem não gosta de saber a história por trás de grandes marcas, não é mesmo? 

A história da Chás Real começou, quando José Caetano Munhoz abriu em Curitiba um engenho de erva mate. Após 30 anos, o italiano Francisco Fasce Fontana comprou esse engenho, o controle da empresa ainda continua com a mesma família. Ou seja, podemos notar que além de negócio de família, a empresa ultrapassa gerações.

No começo do século 20, as pessoas secavam a erva mate verde pendurando galhos da erva em cima dos fogões a lenha em uma espécie de varal. A hipótese mais provável é que um desses galhos tenha caído no fogão e tostado a erva mate dando origem ao Mate Tostado.

A origem do Mate Tostado 

Como o aroma desta tosta é bastante agradável, alguém teve a ideia de ferver as folhas e adoçar, assim se deu a origem do Chá Mate Tostado. Percebendo que se tornou uma bebida deliciosa, se popularizando entre as famílias, a Mate Real lançou na década de 30 seu primeiro Chá mate Real tostado.

No início da história da Chás Real, o produto era vendido em saquinhos no formato de bolinha (Mate em Bolinha), não é errado em dizer que a Real é o real inventor do mate tostado no Brasil. Após essa criação, o mate tostado foi ganhando cada vez mais público.

O Mate no cone

No centro de Curitiba, era vendido o Chá Mate Real em cone, um copinho no formato feito papel que servia a bebida a população. Já no Rio de Janeiro, os cariocas adotaram a prática de tomar o mate, mas na forma gelada.  Devido ao calor, era vendido nas praias, fazendo sucesso onde quer que passasse. 

Antes da marca Real o mate tostado era vendido com o nome “Mate Ildefonso”, uma homenagem ao Barão do Serro Azul, herói curitibano e parente da família Fontana. A partir daí, trazendo uma grande revolução ao setor e a história da Chás Real, a empresa mais uma vez inova. 

Isso porque, o presidente Aramis Fontana, após uma viagem para Londres, teve uma ideia que revolucionaria o mercado brasileiro. Assim, começou a envasar em 1979 saquinhos de chá com ervas herbais. Como exemplo, podemos citar a  camomila que é bastante popular no Brasil usando a marca chamada Multiervas.

História da Chás Real: Empresa na atualidade

Como sabemos, hoje em dia a Chás Real é uma das líderes na fabricação de chás em saquinho do Brasil. Ao longo destes quase 200 anos de tradição, a empresa trouxe revolução e muito desenvolvimento econômico. Além disso, proporcionou mais saúde ao povo brasileiro.

Quer saber mais sobre nossa empresa? Basta acessar nosso site, conferir mais sobre a história da Chás Real, artigos, produtos e muito mais! 

Leia também: História do chá mate no Paraná

E visite as nossas redes sociais!




Shopping cart